• 0Comentários

    IBGE: PIB cai 0,8 % no terceiro trimestre e tem a sétima queda seguida

    Foto: Reprodução

    O Produto Interno Bruto (PIB), soma de todos os bens e serviços produzidos no país, fechou o terceiro trimestre do ano com queda de 0,8% em relação ao trimestre anterior. Com isso, o país registra o sétimo trimestre seguido de retração da economia. Já no resultado acumulado do ano até setembro, o PIB apresentou recuo de 4% em relação a igual período de 2015, maior queda para este período desde o início da série em 1996.

     

    Em valores correntes, o PIB alcançou R$ 1,580 trilhão. Os dados das Contas Nacionais Trimestrais foram divulgados hoje (30) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Na análise dos subsetores da economia, a agricultura teve retração de 1,4% no período, a indústria caiu 1,3% e o setor de serviços registrou queda de 0,6%.

     

    Os dados do IBGE mostram ainda que o consumo das famílias caiu 0,6% e o do governo, 0,3%. Já a Formação Bruta de Capital Fixo, que são os investimentos, recuou 3,1%.

     

    ABr

    0Comentários

    Boa Tarde, Cidadão: Roberto Bezerra fala sobre as novidades do Carnatal 2016; confira

    Foto: Divulgação

    O empresário Roberto Bezerra, sócio da Destaque Promoções concedeu entrevista nesta terça-feira (29) ao "Boa Tarde, Cidadão" e falou sobre todas as novidades do Carnatal 2016, a maior micareta do Brasil. Saiba tudo sobre as atrações, ingressos, dias de festa e muito mais. O programa vai ao ar de segunda a sexta, a partir das 12h45 na Band Natal. Clique AQUI e veja a entrevista completa.

    0Comentários

    Boa Tarde, Cidadão: Quer participar do leilão de veículos do Detran? Saiba como

    Foto: Divulgação

    O "Boa Tarde, Cidadão" desta terça-feira (29) entrevistou o diretor-presidente do Detran-RN, Marco Medeiros, que falou sobre o leilão do Detran que ocorrerá no próximo dia 02 de dezembro, no Hotel Holliday Inn e explicou como fazer para quem deseja participar. Ele também fez um balanço das blitzen da Lei Seca, entre outros assuntos que foram abordados. O programa vai ao ar de segunda a sexta, a partir das 12h45, ao vivo na Band Natal. Clque AQUI e assista à entrevista completa.

    0Comentários

    Associação Nordeste Forte elege Amaro Sales como seu primeiro presidente

    Foto: Divulgação

    A Associação Nordeste Forte, formada pelos presidentes de Federações de Indústrias da região Nordeste, elegeu em chapa única nesta terça-feira, 29, em Brasília, sua primeira Diretoria. O presidente da FIERN e do COMPEM/CNI, Amaro Sales de Araújo, foi eleito presidente, e como suplente o vice-presidente da FIERN, Pedro Terceiro de Melo.

     

    O principal objetivo da Associação é defender os interesses do Nordeste. “A Associação nasce como fruto da unidade dos Presidentes das Federações do Nordeste que, movidos pelos mesmos propósitos e contando com o decisivo apoio da CNI, desejam – de forma articulada – contribuir mais com a busca de soluções e projetos para a Região”, afirma Amaro Sales.

     

    Como primeiro vice-presidente da nova entidade foi eleito o presidente da Federação das Indústrias da Bahia (FIEB), Antônio Ricardo Alvarez, que representará o presidente quando das suas ausências. Também foram eleitos vice-presidentes: Antônio José de Morais Filho, Antônio Ricardo Alvarez, Edilson Baldez das Neves, Eduardo Prado de Oliveira, Francisco Benevides Gadelha, Jorge Alberto Studart, José Carlos Lyra e Ricardo Essenger.

     

    O diretor-tesoureiro da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte, Roberto Serquiz, participou como convidado da reunião da Associação.

    0Comentários

    Assembleia do RN presta homenagem a vítimas de tragédia com avião da Chapecoense

    Foto: Eduardo Maia

    O país está em luto pela tragédia que vitimou o time da Chapecoense, jornalistas e civis na manhã desta terça-feira (29), na Bolívia. A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte prestou homenagem às vítimas. Antes da sessão ordinária desta terça, os deputados fizeram um minuto de silêncio e o presidente da Casa, Ezequiel Ferreira de Souza (PSDB), abriu os trabalhos se solidarizando com as famílias que perderam seus parentes no acidente, em especial aos três jogadores que têm ligação direta com o Estado.

     

    “Iniciamos esta sessão lamentando o triste ocorrido que chocou o Brasil e o mundo e nos solidarizando com os familiares dos jogadores da equipe Chapecoense, equipe técnica, com os jornalistas e tripulação que foram vítimas desta tragédia”, disse o presidente.

     

    Ezequiel Ferreira citou os jogadores que tiveram uma relação mais próxima com o Estado, como o ex-atacante do Baraúnas, Bruno Rangel, de 34 anos; o ex-jogador do América de Natal, Artur Maia e o potiguar Gil, de 29 anos, natural de Santo Antônio. “Aos sobreviventes que estão sendo atendidos, concentramos nossas preces para que se recuperem física e emocionalmente”, finalizou o presidente. 

    0Comentários

    'As luzes se apagaram e não lembro mais de nada', diz aeromoça sobrevivente

    Foto: GETTY

    Dois dos sobreviventes da tragédia aérea que deixou 71 mortos e seis feridos no noroeste da Colômbia, a maioria deles pertencentes a equipe da Chapecoense, deram nesta terça suas primeiras declarações.

     

    "As luzes se apagaram e não lembro mais de nada", disse a aeromoça da companhia aérea boliviana Lamia, Ximena Suárez, para a secretária de governo do departamento de Antioquia, Victoria Eugenia Ramírez, ao ser resgatada na montanha El Gordo, localizada no município de La Unión, onde ocorreu o acidente.

     

    O avião, um Avro Regional RJ85 com 77 pessoas a bordo, "declarou estado de emergência" na segunda à noite, por volta das 22h (hora local) "com pane elétrica" quando se aproximava do Aeroporto Internacional José María Córdova, em Medellín.

     

    Já o comissário Erwin Tumiri afirmou aos jornalistas: "Sobrevivi porque segui os protocolos de segurança. Diante da situação, muitos se levantaram de seus lugares e começaram a gritar. Coloquei as malas entre minhas pernas para formar a posição fetal recomendada nesses casos de acidentes".



    Além de Ximena e Tumiri também sobreviveram ao acidente os jogadores Alan Ruschel, Jackson Follmann, e Hélio Neto, e o jornalista Rafael Henzel, que foram internados em diferentes hospitais próximos de Medellín.


    ESPN

    0Comentários

    Protesto de estudantes na Esplanada contra PEC tem tumulto e confronto com a PM

    Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

    Após a Polícia Militar (PM) dispersar o protesto de estudantes que ocupavam o gramado em frente ao Congresso Nacional, os manifestante seguiram pela Esplanada dos Ministérios em direção ao Museu Nacional. Durante o percurso, a polícia seguiu "empurrando" os manifestante em direção à Rodoviária de Brasília em uma tentativa de dispersar o grupo. Bombas de gás lacrimogênio foram disparadas e um carro que estava estacionado em frente à Catedral Metropolitana foi incendiado.

     

    O Corpo de Bombeiros está no local para apagar o fogo do carro e das barricadas que tinham sido montadas pelos manifestantes. Durante o percurso, os estudantes derrubaram banheiros químicos que estavam no trajeto e tentaram bloquear a pista. O trânsito no local está interrompido. O coronel Julian Fontes, que está à frente da operação, disse que a ordem é que a PM proteja o patrimônio. O carro de som que acompanhava o protesto pedia que a polícia parasse de jogar bombas e que a manifestação permanecesse em frente ao museu, de onde havia partido.

     

    Votação no Congresso

     

    A organização estima a participação de 15 mil pessoas, enquanto Polícia Militar do Distrito Federal calcula em cerca de 10 mil o número de presentes. O grupo caminhou até a frente do Congresso Nacional e, ao chegar ao gramado, houve tumulto e confronto entre os manifestantes e a polícia. O conflito se intensificou quando um grupo de manifestantes virou um carro de reportagem estacionado próximo à rampa do Congresso. A polícia reagiu disparando bombas de efeito moral e de gás lacrimogêneo.

     

    O arquivamento da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 55 é uma das pricipais pautas do movimento de estudantes que organizaram caravanas para vir à capital, com mais de 300 ônibus. Hoje o Senado Federal realiza sessão plenária para a votação, em primeiro turno, da proposta que limita os gastos do governo federal pelos próximos 20 anos. O ato em Brasília é organizado por entidades estudantis e educacionais, entre elas a União Nacional dos Estudantes (UNE), União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes) e a Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG).

     

    ABr

    0Comentários

    Taxa de desemprego fica em 11,8% em outubro com 12 milhões de desocupados

    Foto: Reprodução

    A taxa de desemprego, medida pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), ficou em 11,8% no trimestre encerrado em outubro deste ano. A taxa é superior aos 11,6% do trimestre que terminou em julho deste ano e aos 8,9% do trimestre fechado em outubro de 2015.

     

    A população desocupada ficou em 12 milhões de pessoas no trimestre encerrado em outubro deste ano, praticamente o mesmo número do trimestre que acabou em julho de 2016. O contingente de desocupados é, no entanto, 32,7% maior do que em outubro do ano passado, o que significa que há mais 3 milhões de pessoas procurando emprego sem sucesso.

     

    O contingente de pessoas ocupadas chegou a 89,9 milhões de brasileiros, 0,7% a menos (604 mil pessoas) do que em julho de 2016 e 2,6% a menos (1,3 milhão de pessoas) do que em outubro do ano passado.

     

    O número de empregados com carteira assinada no setor privado, estimado em 34 milhões de pessoas, apresentou quedas de 0,9% em relação a julho deste ano (menos 303 mil pessoas) e de 3,7% (menos 1,3 milhão de pessoas).

     

    ABr

    0Comentários

    Clubes de futebol e jogadores manifestam solidariedade à Chapecoense

    Foto: Reprodução

    Diversos clubes de futebol e jogadores se manifestaram hoje (29) em solidariedade à Chapecoense, após o acidente aéreo que deixou 76 mortos em viagem que levava o time catarinense para a disputa da Copa Sul-Americana contra o Atlético Nacional, da Colômbia.

     

    O Atlético Nacional de Medellín, que enfrentaria o clube catarinense amanhã (30), se solidarizou com os brasileiros durante a madrugada, "à espera de mais informações", e colocou uma imagem de luto em seu perfil.

     

    Dos times cariocas, Flamengo, Fluminense e Vasco, lamentaram o acidente aéreo com a delegação da Chapecoense. Grêmio e Atlético Mineiro, que jogariam amanhã a partida adiada da final da Copa do Brasil, também manifestaram seu apoio ao clube catarinense.

     

    De São Paulo, o Corinthians, o São Paulo, o Santos, o Palmeiras e a Ponte Preta também se manifestaram no Twitter em solidariedade ao clube e aos familiares e amigos das vítimas. Clubes da região Sul do Brasil, como o Juventude, o Figueirense, o Londrina, o Atlético Paranaense e o Internacional de Porto Alegre, também se manifestaram. Os mineiros Atlético e Cruzeiro e o pernambucano Náutico Capibaribe também prestaram solidariedade às vítimas.

     

    ABr

    0Comentários

    Parlamento Jovem discute medidas para segurança e Educação

    Foto: João Gilberto

    O Parlamento Jovem da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte realizou a última sessão ordinária de 2016 nesta segunda-feira (28). Dez deputados jovens estiveram presentes na sessão, onde foram discutidos assuntos de interesse da sociedade, relacionados, principalmente, à segurança e educação.

     

    “Essa edição foi bem participativa, com um presidente bem jovem e uma boa representação feminina na bancada. Vemos depoimentos de vários jovens destacando a importância da experiência e debatendo temas importantes, trazidos da suas realidades, como a falta de professores nas escolas estaduais e a falta de apoio do Estado aos programas sociais, como o Bombeiro Mirim”, destacou a deputada estadual Márcia Maia (PSDB), autora do projeto que criou o Parlamento Jovem.

     

    O presidente da 5ª edição do Parlamento Jovem da Assembleia Legislativa, João Ramalho, da Escola Estadual Floriano Cavalcante, em Natal, chamou atenção para a falta de atenção do Governo do Estado com o programa Bombeiro Mirim. “É um programa muito importante, que auxilia no salvamento de vidas e está praticamente acabado, sem apoio”, disse.

     

    A deputada Márcia Maia, presente na sessão, garantiu a destinação de uma emenda para que o programa social se fortaleça financeiramente. “A assinatura já foi encaminhada e os recursos, na ordem de R$ 50 mil, podem ajudar na manutenção do projeto”, disse.

     

    No dia 12 de dezembro próximo, os deputados jovens se reúnem para a sessão oficial de encerramento da 5ª edição do Parlamento Jovem da Assembleia Legislativa.

    0Comentários

    Boa Tarde, Cidadão: Secretário de Turismo fala sobre novos voos para Natal

    Foto: Divulgação

    O secretário estadual de Turismo, Ruy Gaspar, foi um dos entrevistados do programa "Boa Tarde, Cidadão" desta segunda-feira (28). Ele falou sobre os mais de 400 novos voos que virão para Natal a partir de dezembro, janeiro e fevereiro, conseguidos através de iniciativas do Governo do Estado em conjunto com outros órgãos. Confira a entrevista completa clicando AQUI. O programa vai ao ar de segunda a sexta, a partir das 12h45 na Band Natal.

    0Comentários

    Jucá diz que está "tudo pronto" para votação da PEC do Teto de Gastos amanhã

    Foto: Reprodução

    Após se reunir com o presidente Michel Temer, o líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), disse que “está tudo pronto” para a votação em primeiro turno, nesta terça-feira (29), da proposta que estabelece um teto para os gastos públicos para os próximos 20 anos. Ele informou que ainda não há data definida para o envio dos projetos da reforma da Previdência ao Congresso, mas defendeu que o texto seja encaminhado antes da votação em segundo turno da PEC.

     

    Jucá participou de reunião com Temer e os líderes da base no Senado. Segundo o líder do governo, as votações não serão afetadas pela demissão de Geddel Vieira Lima da Secretaria de Governo, ocorrida na última sexta-feira (25). “Esperamos ter uma votação maior que a do impeachment [da presidenta Dilma]. Minha conta é que sejam de 62 a 65 votos, dependendo da presença, mas entendo que todos estarão presentes. Está tudo pronto, cumprimos o acordo com a oposição de cronograma de debates. A PEC é fundamental para dar o primeiro passo e o primeiro exemplo efetivo do governo na questão do ajuste fiscal”, afirmou Jucá.

     

    O senador defendeu que a proposta de emenda à Constituição seja votada em segundo turno no dia 13 de dezembro e promulgada no dia 15, conforme previsão definida anteriormente pelo Senado. “A reforma da Previdência não está definida ainda, mas o presidente Temer ainda falará com as centrais sindicais. Defendemos que o texto possa ser enviado entre os dois turnos [de votação da PEC]”, disse.

     

    Sobre a nomeação de um nome para substituir Geddel na articulação política, Jucá disse que o assunto depende de uma "decisão pessoal” do presidente Temer, que o definirá no “momento oportuno”.

     

    ABr

    0Comentários

    Boa Tarde, Cidadão: Conheça as melhores ofertas pra você viajar com a CVC nesse fim de ano

    Foto: Divulgação

    O "Boa tarde, Cidadão" desta segunda-feira (28) entrevistou a gerente-geral de vendas da CVC, Fernanda Gomes, que trouxe várias novidades para compartilhar com você que quer viajar e curtir muito suas férias nesse fim de ano. Clique AQUI e confira a entrevista completa para ficar por dentro de todas as novidades que a CVC tem para te oferecer. O programa vai ao ar de segunda a sexta, ao vivo na Band Natal, a partitr das 12h45.

    0Comentários

    Presidente da FIERN defende unidade em torno de uma pauta pela geração de empregos

    Foto: Divulgação

    Ao abrir o seminário Motores do Desenvolvimento do RN, nesta segunda-feira, 28, o presidente do sistema FIERN, Amaro Sales de Araújo, defendeu a união de lideranças, movimentos sociais e autoridades em torno de uma pauta consensual que possa criar e manter empregos. “Em primeiro lugar, é preciso uma nova consciência sobre a importância do trabalho e do valor do empreendedorismo”, destacou Amaro Sales, no inicio do seminário, realizado no auditório da Casa da Indústria, com o tema a empregabilidade.

     

    Para o presidente da Federação das Indústrias do RN, são necessárias “medidas integrais, de curto e longo prazos que vão desde uma nova postura da fiscalização, passando por investimentos no capital humano, até a edição de reformas mais ousados que melhorem e ampliem o ambiente de negócios.

     

    Amaro Sales afirmou que o empreendedor deve ser estimulado em relação à ampliação de seus negócios e quanto à decisão de criar novos empregos formais. “O fato concreto é que o empreendedor não aguenta mais ser punido por acreditar em seu negócio, por criar empregos, por gerar renda, por assumir as obrigações com o desenvolvimento econômico”, disse. “A intolerância em relação ao empreendedorismo somente piora o cenário grave do desemprego com fortes consequências na economia nacional”, acrescentou.

    0Comentários

    Presidente da Assembleia assina convênio com Universidade de Lisboa para mestrado e doutorado

    Foto: João Gilberto

    O investimento em educação tem sido um dos pilares de gestão da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte. Em mais uma iniciativa pioneira no país, o Legislativo Estadual, por meio da Escola da Assembleia, firmou convênio com o Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP) da Universidade de Lisboa para a oferta de cursos de mestrado e doutorado. A parceria foi oficializada nesta segunda-feira (28), em solenidade que reuniu o presidente da Casa, deputado Ezequiel Ferreira de Souza (PSDB) e representantes das instituições potiguar e portuguesa.

     

    “É mais uma parceria inédita que a Assembleia Legislativa promove. A qualificação dos servidores legislativos é meta da nossa gestão, que através da Escola Legislativa tornou-se referência no Brasil em qualidade de ensino e capacitação”, disse Ezequiel ressaltando também a recém parceria do Legislativo Potiguar com a Casa do Brasil, em Madrid, para a promoção de atividades de natureza acadêmica, científica, técnica, pedagógica e cultural em áreas de interesse comum.

     

    O convênio com o ISCSP prevê a oferta de mestrado e doutorado em Ciência Política, Administração Pública e Política Social. O calendário para início das primeiras turmas está em fase de elaboração, mas a expectativa é para o início de 2018. “A Assembleia se torna agora a primeira Casa Legislativa a contemplar cursos desde a formação ao doutorado. Inicialmente, essas são as especializações previstas, entretanto outras poderão ser solicitadas por demanda. A qualidade é algo que a Escola da Assembleia tem prezado desde o início dessa gestão”, explica o diretor da Escola, Carlos Russo.

     

    Considerada a terceira maior universidade da Europa em quantidade de alunos, a Universidade de Lisboa acumula mais de 110 anos de existência. Presente na reunião, o presidente do ISCSP avalia que a iniciativa vai permitir que os servidores legislativos do RN ampliem sua qualificação em áreas relacionadas à atuação legislativa. “Parcerias como essa reforçam a nossa missão institucional em desenvolver o ensino e a investigação na área das Ciências Sociais e Políticas. É uma ação que será levada adiante com muito afinco por todos os que fazem parte da faculdade ISCSP”, destaca Manuel Meirinho.

     

    A reunião que formalizou a assinatura do convênio entre a Assembleia Legislativa e a Universidade de Lisboa foi realizada na presidência da Casa e contou ainda com a participação de representantes de ambas as instituições, dentre eles o secretário-geral Augusto Carlos Viveiros, a secretária administrativa Ducinéia Brandão, o procurador-geral Sérgio Freire, o presidente da Fundação Djalma Marinho, Júlio Queiroz, e o coordenador de cooperação do ISCSP, Pedro de Abreu.