O Blog Onde

Robson Carvalho

@robsoncidadao

Senador Magno Malta sobre candidatura: Tenho fé em Deus

Entrevistado de hoje do Repórter 98, da 98 FM, o senador Magno Malta (PR) está buscando viabilizar a sua candidatura para a Presidência da República. O político te...

Presidente da Assembleia chinesa quer conhecer detalhes do Marco Civil da Internet

O presidente do Comitê Permanente da Assembleia Popular Nacional (APN) da China, Zhang Dejiang, recebeu nesta segunda-feira (14), em Beijing, a comitiva de parlamentares brasileiros chefiada ...

Projeto sobre manifestações deve ser votado antes da Copa

Os presidentes da Câmara, Henrique Eduardo Alves; e do Senado, Renan Calheiros; e o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, decidiram dar preferência ao projeto do Sena...

Secretário de Segurança deve vir à AL na próxima semana

A deputada Márcia Maia (PSB) retomou, durante sessão plenária desta terça-feira (08), o tema da falta de segurança pública. Segundo ela, o secretári...

UFRN e prefeitura assinam amanhã acordo para arborizar Natal

A reitora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e o prefeito de Natal assinam nessa terça, 15, acordo de cooperação para arborizar a cidade. A ação faz parte do projeto institucional “Plante enquanto é tempo”, desenvolvido pelo Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) e Centro de Biociências (BC). A solenidade será às 17 horas, no salão dos grandes atos do Palácio Felipe Camarão, no centro da cidade.

Pelo acordo, 20 mil mudas fornecidas pela UFRN deverão ser plantadas na cidade até o final do ano, segundo Robério Paulino, professor do Departamento de Políticas Públicas (DPP) e coordenador do projeto.

Comente

UFRN promove Colóquio sobre Estudos Sócio-Culturais da Infância e Adolescência

O Núcleo de Estudos Sócio-Culturais da Infância e Adolescência (NESCIA) realiza o I Colóquio Internacional do NESCIA com o tema “Atualidades na Abordagem Sócio-Histórico-Cultural”, nos dias 22 e 23 deste mês, das 8 às 18h no Auditório da Reitoria/UFRN.

As inscrições são feitas através do blog http://coloquionescia.blogspot.com.br, no menu “inscrições”. O formulário deve ser preenchido e enviado para o e-mail luanametta@hotmail.com com o título “Inscrição no Evento”, juntamente com o comprovante de pagamento. A taxa custa R$ 20 para estudantes de graduação e pós-graduação e R$ 30 para profissionais da área de Psicologia.

Comente

Nelter: José Agripino não é culpado pelo fracasso de Rosalba

Admitindo uma aliança entre PMDB e DEM, sem a presença da governadora Rosalba Ciarlini, em entrevista aos jornalistas Túlio Lemos e Juliana Celli, no Jornal Verdade, o deputado estadual Nelter Queiroz (PMDB) livrou o senador José Agripino Maia, presidente nacional e estadual do DEM, de qualquer culpa sobre o fracasso do Governo Rosalba.

“Não só o senador José Agripino, mas nenhum dos ex-aliados da governadora foram ouvidos pelo Chefe da Casa Civil, Carlos Augusto Rosado. E o resultado está aí: um caos total na administração pública estadual, sem sequer os servidores receberem o salário em dia”, afirmou Nelter Queiroz.

Comente

Prefeito de Jardim do Seridó é denunciado pelo MPF por crime ambiental

O Ministério Público Federal (MPF), por meio da Procuradoria Regional da República da 5.ª Região, denunciou Jocimar Dantas de Araújo, prefeito do município de Jardim do Seridó, no Rio Grande do Norte, por crime ambiental. Ele é acusado de manter em funcionamento um matadouro público em condições irregulares, em área de preservação ambiental.

Em agosto de 2009, a Prefeitura de Jardim do Seridó foi autuada pelo Ibama e, no mês seguinte, firmou um termo de ajustamento de conduta com o MPF – assinado por Jocimar Dantas. No documento, o município comprometeu-se a adotar algumas providências, como a lavagem dos animais antes do abate, a eliminação de focos de urubus e a implantação de pré-tratamento dos efluentes líquidos. Entretanto, três anos após o acordo, o matadouro continuava a funcionar em condições potencialmente poluidoras e em total desacordo com as normas ambientais.

Comente

Jaime Calado decreta luto oficial pela morte de Leônidas Ferreira de Paula

Faleceu aos 70 anos de idade o empresário Leônidas Ferreira de Paula, filho do saudoso Nilton Pessoa de Paula, fundador da Comunidade Califórnia, Zona Rural de São Gonçalo do Amarante. Leônidas é integrante de uma família que se instalou no município no final da década de 40 e tinha uma sensibilidade social, abrigando famílias inteiras na Fazenda Califórnia.

O prefeito Jaime Calado, em forma do reconhecimento pelo bem público prestado pela família e como homenagem ao amigo Leônidas de Paula, decretou luto oficial de três dias, a partir desta segunda-feira (14).  “Leônidas foi um homem com grande atuação e grande contribuição, não só pra São Gonçalo, mas para o Rio Grande do Norte. É uma perda lamentável por que além de amigo era um homem experiente e com visão de futuro”, lamentou Jaime.

Comente

Estudantes realizam mobilização por mais segurança

Nesta segunda-feira (14), a partir das 18h acontecerá uma mobilização em frente a UnP Salgado Filho, organizada pelo Diretório Central dos Estudantes da Universidade Potiguar (DCE-UnP) e pelos Centros Acadêmicos de diversos cursos da instituição. A iniciativa visa cobrar mais segurança pública para os universitários e moradores das regiões próximas ao Campus.

Alvo constante de assaltos, furtos e até mesmo sequestro relâmpago nos arredores da Universidade, os estudantes se organizam para o protesto com faixas, cartazes e roupa preta. A organização afirma que a manifestação será pacifica e que as vias não serão interditadas.

Comente

II Mostra Cultural da China aproxima São Gonçalo das tradições orientais

A realização da II Mostra Cultural da China marcou a comemoração de 181 anos da primeira Emancipação Política de São Gonçalo do Amarante. O Teatro Municipal recebeu autoridades, estudantes, população e os interessados em conhecer uma pouco mais da cultura milenar. O dia de festividade teve inicio com a oficina de culinária chinesa para os representantes dos restaurantes da região, seguido do momento de degustação pública.

O prefeito de São Gonçalo do Amarante, Jaime Calado, prestigiou o evento e disse que a aproximação de outra cultura é importante. “Estou aqui para agradecer. Na verdade o governo é feito por muitas pessoas e são elas que estão fazendo esse programa todo aqui. Em breve estaremos recebendo várias culturas no nosso município através do aeroporto, por isso a importância de aprendermos sobre outros países. Aqui somos uma mistura de raças e diferentes etnias nenhuma melhor do que a outra, mas juntos fazemos a diferença. Que com o tempo estejamos mais entrosados ainda com a cultura chinesa” finalizou.

Comente

IEL-RN abre 44 vagas de estágio para Petrobrás

O IEL-RN abre segunda-feira, 14, processo seletivo para estágio na Petrobrás para alunos do ensino superior e médio. As inscrições seguem até o dia 7 de maio, nos escritórios do IEL RN, em Natal e Mossoró. São 44 vagas, sendo 22 vagas para Natal, 20 para Mossoró e 2 para Guamaré.

As vagas para ensino superior abrangem as seguintes áreas:

Administração (Natal e Mossoró), Arquitetura (Mossoró), Agronomia (Mossoró), Enfermagem (Natal), Pedagogia (Mossoró), Geologia (Natal), Eng. Mecânica (Natal e Mossoró), Eng. Elétrica (Natal e Mossoró), Eng. de Petróleo (Natal e Mossoró), Eng. de Produção (Natal e Mossoró), Eng. Civil (Mossoró), Eng. Agrícola (Mossoró), Eng. de Energia (Mossoró), Eng. da Computação (Natal), Eng. Química (Natal e Mossoró), Química de Petróleo (Natal).

Comente

Assembleia homenageia AMARN pelos 60 anos

Numa iniciativa do presidente da Casa, deputado Ricardo Motta (PROS), a Associação dos Magistrados do Rio Grande do Norte (AMARN) foi homenageada em sessão solene pelos 60 anos de fundação. A solenidade aconteceu esta manhã (11) no plenário da ALRN.
            
A atual presidente da AMARN, Hadja Rayanne de Holanda Alencar,  primeira mulher a comandar a entidade sexagenária, fez um discurso bastante emocionado, no qual agradeceu a presença da diretoria e auxiliares. “Aqui me emociona a presença de todos os diretores que estão ao meu lado em todos os momentos, muito obrigada e que vocês possam ser essas pessoas sempre integradas”, disse.

Comente

Mais de 60 mil meninas já foram vacinadas contra HPV no RN

No primeiro mês de vacinação contra HPV, período em que o Ministério da Saúde realizou mobilização junto às escolas públicas e privadas, 60.888 meninas foram vacinadas no Rio Grande do Norte. O número corresponde a 86% da meta estipulada para o estado que é de 71.026.

Em todo o país, mais de 3,4 milhões de meninas já foram imunizadas contra o vírus. O quantitativo representa 83% da meta que é vacinar 4,1 milhões de adolescentes na faixa etária de 11 a 13 anos, até o final do ano. 

Comente

Nelter pede que Rosalba libere emendas parlamentares

Ao participar do SOS Municípios, o deputado estadual Nelter Queiroz aproveitou a presença da governadora Rosalba Ciarlini e cobrou o pagamento de emendas parlamentares ainda referentes ao ano de 2012: “Quero aproveitar a presença da governadora e falar em nome de todos os prefeitos e deputados aqui presentes. Peço que o Governo do Estado pague as nossas emendas para beneficiar os municípios do Rio Grande do Norte”.

Rosalba respondeu ao apelo de Nelter, pedindo a aprovação do empréstimo que tramita na Assembleia Legislativa, para assim o Governo do Estado dispor de recursos suficientes para o pagamento das emendas.

Comente

Solução para estacionamento da Ceasa/RN está cada vez mais perto

Uma reunião entre a deputada estadual Gesane Marinho (PSD), a secretária estadual de Educação Betânia Ramalho, diretoria e permissionários da Ceasa/RN realizada na manhã desta sexta-feira (11), no Centro Administrativo, fez avançar as negociações em torno da cessão de parte do terreno do CAIC para ampliação do estacionamento da Ceasa. O grupo visita as instalações do CAIC na manhã deste sábado (12), às 9h, para avaliar as possibilidades existentes.

A reunião terminou com um saldo positivo. Neste sábado, uma comitiva formada pela secretária Betânia, engenheiros da Secretaria de Educação, permissionários e diretoria da Ceasa/RN e a deputada Gesane Marinho farão uma visita para ver in loco as melhores alternativas para a cessão do terreno. "Queremos encontrar uma solução que beneficie tanto a Ceasa quanto o CAIC. Acho que estamos no caminho certo porque essa reunião fez as negociações avançarem muito", avalia a deputada.

Comente

Escola infantil entra na campanha pelo Varela Santiago

Solidariedade é algo que se aprende desde cedo. Pensando nisso, a Lápis de Cor resolveu entrar na campanha para ajudar o Hospital Infantil Varela Santiago. A direção da escola infantil resolveu comprar as camisas da Copa da instituição e vestiu todos os funcionários.

“O Varela Santiago realiza um trabalho muito importante e merece o apoio de toda sociedade potiguar. Resolvemos comprar camisas para todos os nosso colaboradores e estamos passando essa mensagem de solidariedade para os nosso alunos”, destacou Arthur Gaspar, diretor da Lápis de Cor.  

Com um preço de R$ 25, as camisas fazem parte da campanha "Nesta Copa, marque um gol na sua consciência". O dinheiro arrecadado será utilizado para a compra de um tomógrafo.

Comente

Prefeitos do RN se reúnem na AL no evento SOS Municípios

A espera pela aprovação de duas Propostas de Emenda à Constituição (PECs) – que visam o aumento de 2% no Fundo de Participação dos Municípios (FPM) -, foi o tema central do SOS Municípios 2014. O evento, organizado pela Federação dos Municípios do RN (Femurn), reuniu prefeitos, vice-prefeitos de todos os municípios potiguares que exigiram dos deputados federais e senadores do RN que juntem esforços e tentem colocar a votação das PECs na pauta do Congresso Nacional. Caso o reajuste seja aprovado, o FPM passará de 23,5% para 25,5%.

Durante o evento, o presidente da Femurn, o prefeito de Lajes, Benes Leocádio (PP) apresentou um quadro com a situação de 19 cidades potiguares que, até ontem (10) não haviam recebido o repasse do FPM. “Estão todas com saldo zerado. Se no mês de abril está assim, imaginem nos outros meses em que a arrecadação deve cair. As soluções paliativas não estão mais resolvendo. O que vemos  é uma disparidade entre a folha de pagamento dos municípios e a receita. Os prefeitos não têm como buscar recursos onde não existe”, declarou.

Comente

RN Sustentável será lançado no Seridó

Depois de ser lançado em 8 dos 10 territórios que abrangem os 167 municípios do Rio Grande do Norte, agora é a vez do Seridó receber o lançamento dos editais do Projeto RN Sustentável, coordenado pela Secretaria de Planejamento do Estado, segunda-feira(14), às 8h, no teatro Adjuto Dias.

Este território contempla as cidades de Currais Novos, Caicó, Acari, Santana do Matos, Bodó, Cerro Corá, Lagoa Nova, Tenente Laurentino, São Vicente, Carnaúba dos Dantas, Parelhas, Equador, Santana do Seridó, Ouro branco, Jardim do Seridó, São José do Seridó, Cruzeta, Florânia, Jucurutu, São Fernando, Jardim de Piranhas, Timbaúba dos Batistas, Serra Negra do Norte, São José do Sabugi e Ipueira e vai receberá 29 milhões em recursos para a melhoria dos serviços nas áreas de saúde, segurança, educação e turismo.

Estão previstos o aparelhamento, ampliação e reforma de 3 hospitais,  Melhorias em 04 maternidades, Esgotamento Sanitário de Cerro Corá e reforma e ampliação de 12 escolas além de equipamentos de tecnologia de informação para todas as delegacias.

Comente