• 0Comentários

    Atletas de Goianinha se classificam para jogos nacionais

    Foto: Assessoria

    No início deste mês, o atletismo de município foi destaque mais uma vez. Durante as eliminatórias para o Campeonato Nacional Estudantil, quatro atletas de Goianinha garantiram vaga para participar dos jogos que acontecerão de 08 a 15 de maio, em Minas Gerais.

     

    Os atletas selecionados foram Enedina e Igor, salto em distância; Gilvanderson, arremesso de dardo; e Suzana, 800 metros livres. A viagem dos goianinhenses será custeada pela Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE) e caso sejam classificados, participarão dos jogos mundiais, na Turquia.

    0Comentários

    São Gonçalo inicia vacinação contra a gripe nesta segunda-feira (25)

    Foto: Assessoria

    A partir desta segunda-feira (25) todas as Unidades Básicas de Saúde de São Gonçalo do Amarante vão oferecer à população a vacina para combater a influenza, dando inicio a Campanha de Vacinação Contra a Gripe 2016. A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Saúde realizará o dia “D” da campanha em 30 de abril.

     

    O município tem a meta de 20 mil pessoas a serem imunizadas contra a gripe. Segundo o Ministério da Saúde, São Gonçalo tem que atingir 80% da população alvo dos grupos prioritários que são: pessoas acima de 60 anos, crianças de seis meses até menos de 5 anos de idade, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), grupos de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições especiais, trabalhadores da saúde, povos indígenas, os adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.

     

    No sábado (30) acontece o Dia “D” de Vacinação, onde, todas as Unidades de Saúde da Zona Rural e Urbana do município vão abrir das 8h às 17h realizando a vacina.

    0Comentários

    Projeto Eu na Câmara dos Deputados leva universitários para Brasília

    Foto: Divulgação

    Estão abertas as inscrições da seleção do "Eu na Câmara dos Deputados", para definir os nomes dos universitários indicados pelo deputado federal Rafael Motta (PSB) para o programa Estágio-Visita, que leva estudantes para conhecer o funcionamento da Câmara dos Deputados, em Brasília. Neste ano, os participantes devem enviar proposições legislativas com tema livre para o e-mail oficial da seleção: eunacamaradosdeputados@gmail.com, até o dia 1º de maio.

     

    "O Estágio-Visita é uma grande oportunidade para o estudante universitário conhecer o trabalho legislativo em Brasília, vendo como funciona o processo de discussões e votações. E todo deputado pode indicar dois nomes, sendo que os nossos são definidos por meio de um processo de seleção", explicou Rafael Motta, que lançou o "Eu na Câmara" em 2015, no primeiro ano dele na Câmara dos Deputados.

     

    São proposições legislativas: projeto de lei, projeto de lei complementar e proposta de emenda à Constituição. Para mais informações é só acessar o link: http://rafaelmottarn.net.br/web/index2.php?pg=noticias02&id=264

     

    0Comentários

    Educação realiza encontro de formação de mediadores de leitura

    Foto: Assessoria

    A Secretaria Municipal de Educação (Semec) realizou durante os dois turnos desta quarta-feira (20) o II Encontro de Formação de Mediadores de Leitura. Na ocasião, foi promovida a oficina "Dinamização da sala de aula com poesia", ministrada pelo escritor e mestre em tecnologia educacional José de Castro. A ação contou com a parceria da editora Paulinas e foi realizada no Auditório da UNP, em Santos Reis.

     

    Os professores tiveram contato com formatos como o Poetrix, criado no Brasil nos anos 90; Aldravias, que remetem ao movimento aldravista em Minas Gerais e Haicais, tradicionais poemas japoneses originários do século XVII. A oficina contou com produção de textos nestes formatos por parte dos mediadores.

     

    José de Castro destaca que o uso da poesia é importante para estimular o gosto pela leitura em crianças. "A sonoridade, as rimas, tudo isso é um atrativo. A criança passa a ter gosto pela leitura através do prazer e não por um imposição de gêneros textuais mais complexos", explica.

     

    O autor também regularmente visita as escolas municipais que trabalham a sua obra como os livros "A marreca de Rebeca", "A cozinha de Maria Farinha", "Poemas Brincantes", "O mundo nas minhas mãos" e "Dicionário engraçado". 

    0Comentários

    Kelps Lima propõe repactuação do Governo em prol de melhorias

    Foto: João Gilberto

    O deputado estadual Kelps Lima (Solidariedade) demonstrou preocupação com os rumos do Governo do Estado em pronunciamento na Assembleia Legislativa nesta semana. O parlamentar propõe que o governador Robinson Faria (PSD) reinicie o Governo repactuando com a sociedade, poderes e agentes políticos do Estado.

     

    Kelps Lima comentou sobre os problemas do Governo, que segundo ele vive a maior crise na segurança e outros setores. “As secretarias estão sem comandantes, são cinco mortes por dia, o pior ano da segurança, o ano que mais teve fugas de penitenciárias, e há ainda a possibilidade de atraso de salários de servidores”.

     

    O deputado estadual ressaltou ainda que a crise é uma oportunidade de melhorar e que se coloca à disposição para contribuir com sugestões, assim como outros deputados. “A Assembleia nunca faltou com o Governo e não faltará”, acrescentou. 

    0Comentários

    OSRN apresenta nova edição do projeto Quartas Clássicas

    Foto: Divulgação

    O projeto “Quartas Clássicas” apresentará neste mês de abril o segundo concerto da temporada 2016 da Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte (OSRN), no Teatro Riachuelo, em Natal. Sob regência do maestro Linus Lerner, a apresentação contará com a participação dos solistas mexicanos Liliana Del Conde (soprano) e Gabriel Navarro (barítono) e do brasileiro Adriano Pinheiro (tenor), além de uma participação especial dos cantores locais Leciana Oliveira (soprano) Sibelle de Luna (contralto), Cesar Alves (tenor) e José Fernandez (barítono). No repertório escolhido para a noite, serão interpretadas arias, duetos, trios e coros de óperas, além de obras orquestrais mexicanas como "Conga del Fuego" e "Danzón No. 2", de Arturo Marquez e canções populares como “Besame Mucho” e “Noche de Ronda”.

     

    O espetáculo está marcado para a quarta-feira (27), a partir da 20h, com entrada gratuita mediante reserva prévia do primeiro lote de ingressos a partir desta quarta-feira (20), por meio do site da OSRN - www.orquestrasinfonicadorn.com.br - e retirada desses ingressos na Fundação José Augusto nos dias 25 e 26/04. O segundo lote estará disponível na bilheteria do teatro a partir das 12h do dia 27/04.

    0Comentários

    Vereadores discutem sobre instalação da Rádio Câmara

    Foto: Elpídio Júnior

    Os vereadores apreciaram esta semana em primeira discussão o Projeto de Lei 001/2016, que insere no Plano Plurianual (PPA) do quadriênio 2014-2017 os recursos previstos para instalação da Rádio Câmara. Essa matéria voltará a ser votada em plenário, em segunda discussão, na sessão ordinária de terça-feira (26).

     

    “A Rádio Câmara será mais um meio de divulgação das ações dessa Casa Legislativa. Isso fará com que a população tenha cada vez mais interesse de acompanhar o trabalho do seu vereador e da Câmara como um todo”, destacou o vereador Felipe Alves (PMDB), um dos parlamentares que participaram em Brasília da liberação do sinal da rádio pela Câmara Federal.

    0Comentários

    Rorteio do Residencial Ruy Pereira em São Gonçalo acontece em 29 de abril

    Foto: Assessoria

    A Prefeitura Municipal de São Gonçalo do Amarante, através da Secretaria Municipal de Habitação, Saneamento e Regularização Fundiária, comunica que, em contato com a Caixa Econômica Federal, confirmou para o dia 29 de abril de 2016, no Ginásio Santo Antônio do Potengi, o sorteio dos apartamentos do condomínio V do Residencial Dr. Ruy Pereira, do programa 'Minha Casa, Minha Vida'.

     

    A Prefeitura comunica ainda que a lista dos selecionados pela Caixa Econômica Federal do Condomínio V estará disponível no quadro de aviso da Secretaria de Habitação, a partir desta sexta-feira, dia 22 de abril. Já a lista do condomínio IV ainda está em análise pela Caixa Econômica Federal que vai verificar a possibilidade de liberação. O órgão também informou que os beneficiários serão comunicados do sorteio. Mais informações podem ser obtidas pelo número de telefone 99621-7007. 

    0Comentários

    Solenidade na Assembleia vai homenagear Dia do Contabilista

    Foto: João Gilberto

    Em alusão ao Dia do Contabilista, comemorado em 25 de abril, a Assembleia Legislativa vai promover uma sessão solene na próxima segunda-feira (25) para homenagear profissionais da contabilidade. A solenidade acontece no Plenário Clóvis Motta, às 10h, por proposição do deputado George Soares (PR), que possui formação na área.

     

    O parlamentar explica que o profissional de contabilidade, além de buscar a sua graduação, tem a preocupação e o cuidado de atualizar-se continuamente para garantir sempre a excelência da prestação de seus serviços.

     

    Durante a solenidade, serão homenageados dez profissionais da contabilidade com atuação no Rio Grande do Norte. São eles os contadores Adonis Luiz de Paiva Cabral, Everton Gomes dos Santos, Franklin de Vasconcelos Silva, Josélia Maria Rodrigues de Andrade, Signey Cézar Lopes, Marcos Cézar C. de Matos, Maria das Graças do Vale, Max Rocha de Medeiros, além dos técnicos contábeis Josenildo A. de Souza e Railton L. de Souza. De acordo com dados do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), o Brasil possui aproximadamente 485 mil contadores e cerca de 80 mil empresários contábeis.

    0Comentários

    Vivaldo Costa acredita que reforma no secretariado pode ser positiva

    Foto: João Gilberto

    O deputado Vivaldo Costa (PROS) defendeu, em pronunciamento realizado esta semana, uma reforma no secretariado do Governo Estadual. Para o parlamentar, a mudança na titularidade da Saúde Pública e possível mudança na Segurança seriam momento ideal para uma revisão.

     

    Vivaldo Costa destacou a dificuldade enfrentada pelo governador Robinson Faria (PSD) diante da forte crise financeira pela qual o Rio Grande do Norte passa e avaliou a gestão do secretário de Saúde Pública, Ricardo Lagreca. Para ele, o Estado precisa “de um secretário mais ágil, criativo e que toma as providencias de imediato”, disse.

     

    Sobre a Segurança, Vivaldo sugeriu tomar como modelo o método adotado pela administração passada. “Não havia essas fugas. Então uma sugestão seria copiar, pelo menos de imediato, o que havia no governo de Rosalba, que evitava essa situação. Toda a população do RN está insegura”, constatou.

    0Comentários

    Cine Teatro abriga Tanz Festival de Dança

    Foto: Assessoria

    O Cine Teatro Paulo Barbosa da Silva abriu suas cortinas na noite desta quinta-feira (21) para apresentar o primeiro Tanz Festival de Dança, que está reunindo nomes de referência para promover a troca de experiências entre os profissionais e amadores ligados à dança. O evento, que segue até o dia 24(domingo), tem o incentivo do Ministério da Cultura, com o apoio da Prefeitura de Parnamirim e realização da Tanz Produções.

     

    O espetáculo de abertura foi um show de solos e performances em sintonias que instigaram o público a cada apresentação e reuniu no palco referências nacionais da dança. Durante os quatro dias de Festival, serão oferecidos cursos de Ballet Clássico, Dança Contemporânea e Danças Urbanas com professores renomados e experientes.Além disso, acontecerão competições nos gêneros Clássico de Repertório, Neoclássico e Clássico Livre, Moderno e Contemporâneo, Danças Urbanas, com jurados convidados onde os participantes terão oportunidade de mostrar a sua arte. Os premiados de cada noite receberão troféus e os destaques, prêmios em dinheiro.

    0Comentários

    Álvaro Dias defende uma reformulação na estratégia de atuação do Governo

    Foto: João Gilberto

    O deputado estadual Álvaro Dias (PMDB) defendeu em pronunciamento, nesta quarta-feira (20), na Assembleia Legislativa, uma reformulação na estratégia de atuação do Governo do Estado. O deputado disse que está cada vez mais preocupado com os rumos que o Governo tem tomado.

     

    “O Governo não tem permitido que nenhum órgão funcione a contento. O Rio Grande do Norte atinge os maiores níveis de analfabetismo. A Saúde também deixa a desejar. Temos denunciado constantemente as filas e macas nos corredores do Walfredo Gurgel”, fala Álvaro Dias.

     

    O parlamentar criticou ainda a Segurança Pública e lamentou a morte do cabo da Polícia Militar, ocorrida ontem (19), em Caicó. Álvaro Dias destacou que o Governo precisa substituir os gestores das secretarias que não estão dando resultado.

    0Comentários

    Câmara aprova projeto que reestrutura carreira dos auditores fiscais

    Foto: Elpídio Júnior

    Os auditores fiscais do Município de Natal conquistaram a reestruturação da carreira junto ao Poder Executivo, pleiteada desde meados de 2013. A conquista veio através da aprovação do Projeto de Lei Complementar No 013/2015 pela Câmara Municipal de Natal (CMN), em segunda discussão, na tarde desta última quarta-feira (20).

     

    O projeto visa regulamentar o auxílio transporte percebido pelos auditores como forma de indenização. Uma emenda coletiva assinada pelos vereadores garantiu que o valor desse auxílio, concedido ao longo de 12 meses, não deverá ser menor que R$ 800,00. Além disso, a emenda também garante que a Data Base dos auditores passe a ser a mesma dos demais servidores do Município, 30 de março.

     

    “Quando vão se aposentar, os auditores não levam essa gratificação, mas depois entram na justiça e ganham. O município entendeu que, regulamentando esse auxílio, passando a compor o salário dos auditores, poderá ser recolhido na previdência”, explicou Raniere Barbosa (PDT), líder do governo na CMN. O projeto seguirá agora para publicação no Diário Oficial do Município.

    0Comentários

    Em discurso na ONU, Dilma chama atenção para crise política no Brasil

    Foto: Roberto Stuckert Filho/PR

    Agência Brasil

     

    A presidenta Dilma Rousseff discursou na manhã de hoje (22) na sessão de abertura da cerimônia de assinatura do Acordo de Paris, na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York. Dilma Rousseff mencionou a crise política que vive o Brasil. Dilma disse que a sociedade brasileira soube vencer o autoritarismo, construir a democracia e saberá impedir retrocessos.

     

    “Não posso terminar minhas palavras sem mencionar o grave momento que vive o Brasil. A despeito disso, quero dizer que o Brasil é um grande país com uma sociedade que soube vencer o autoritarismo e construir uma punjante democracia. Nosso povo é um povo trabalhador e com grande apreço pela liberdade. Saberá, não tenho dúvidas, impedir qualquer retrocesso. Sou grata a todos os líderes que expressaram a mim sua solidariedade”, disse no encerramento do discurso.

    0Comentários

    Semas promove orientação matrimonial no Teatro Municipal

    Foto: Reprodução

    A Prefeitura Municipal de Parnamirim em Parceria com o Tribunal de Justiça irá realizar no próximo dia 26 de abril, as 18h, no Largo da Cohabinal mais uma edição do casamento comunitário.

     

    Antecedendo a cerimônia os noivos inscritos receberão uma orientação matrimonial dia 25 de abril, as 19h, no Cine Teatro de Parnamirim. Na ocasião, os noivos irão participar de uma palestra com um Pastor e um Padre, que ministrarão sobre a vivência matrimonial.Então segue as datas