• 0Comentários

    Diretor da Faculdade Estácio de Sá em Natal recebe Título de Cidadão do RN

    Foto: Alex Regis - Tribuna do Norte

    O diretor da Faculdade Estácio de Sá em Natal, Telmo Jeferson Schmitz, recebeu o título de cidadão norte-riograndense na manhã desta segunda-feira (22), na Assembleia Legislativa. A sessão solene, proposta pelo deputado Kelps Lima (Solidariedade) reuniu professores universitários.

     

    Para o parlamentar, é importante reconhecer e retribuir àqueles que prestam serviço e se dedicam ao Estado e com ele contribuem. “A educação é um investimento de alto valor agregado. Sei, na vida pessoal, o quanto a educação tem reflexo inovador, por isso faço essa homenagem com muito orgulho, pois Telmo Jeferson investe em educação com qualidade com frutos que vamos colher durante muitos anos”, disse Kelps Lima.

     

    Telmo Schmitz tem graduação, especialização e mestrado em Administração pela Fundação Universitária de Blumenau. Nascido em Guarapuava (Paraná), mora há três anos em Natal. Ele chegou à cidade em abril de 2013, para desempenhar papel semelhante ao realizado na Estácio em Boa Vista, Capital de Roraima, Diretor Geral de Núcleo. Em 2015, passou a ser Diretor Geral do Núcleo Natal – João Pessoa objetivando ampliar as ações de expansão da faculdade e fortalecer a educação de ensino superior em graduação presencial, educação à distância, semipresencial e pós-graduação.

     

    “Fico feliz em poder contribuir com uma parcela importante na construção de uma sociedade melhor. Espero construir cada vez mais com as pessoas que estão aqui e fazer a cada dia uma contribuição mais forte para o Rio Grande do Norte”, disse Telmo Schmitz.

    0Comentários

    Câmara homenageia 75 anos da Base Naval de Natal

    Foto: Reprodução

    Em sessão solene realizada na manhã de hoje (22), por meio de uma proposição do vereador Klaus Araújo (SD), a Base Naval de Natal foi homenageada pelos seus 75 anos de fundação, comemorado no dia 7 de julho. "A base tem grande importância no escoamento de toda a parte mercantil do Brasil para a Europa. É um orgulho para o Estado ter aqui em Natal esse grande instrumento que serve à Marinha e sobretudo ao país. A história de Natal está ligada à história da Base Naval", destaca o vereador.

     

    Graças a posição geográfica estratégica de Natal, a Base Naval foi construída na margem direita do rio Potengi, em 1941, para apoiar navios brasileiros e dos aliados, que operavam no atlântico sul, durante a Segunda Guerra Mundial, sendo um dos vetores de desenvolvimento da capital. É a maior das 27 unidades que compõem a Marinha no Nordeste. "A Base é um importante apoio da Marinha no Nordeste, sendo a maior unidade militar, desde Alagoas até o Ceará. É muito gratificante ver esse reconhecimento vindo dos representantes do legislativo municipal", ressalta o comandante do 3º Distrito Naval de Natal, vice-almirante Afrânio de Paiva Moreira Júnior.

     

    Atualmente a unidade conta com cerca de 800 militares em serviço e executa atividades técnicas e industriais relacionadas à construção, reparo e manutenção de embarcações de pequeno e médio portes, bem como serviços de reparo em plataformas e estruturas pesadas, para emprego naval, ferroviário e outros, segundo padrão de qualidade, requisitos e especificações internacionais. "É uma atitude louvável da Câmara Municipal honrar e reconhecer a história da sua cidade. A Marinha trabalha onde ninguém vê e ter esse trabalho discreto sendo reconhecido é de grande satisfação", destaca o capitão de mar e guerra, Rodolfo Goes, comandante da Base.

    0Comentários

    Fórum "Pensar Brasil" da Assembleia é adiado

    Foto: Reprodução

    O evento “Pensar Brasil – Fórum Legislativo”, que aconteceria na próxima quinta-feira (25), na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, foi adiado por motivos de saúde do palestrante, o economista Luiz Carlos Mendonça de Barros, ex-ministro e ex-presidente do BNDES.

     

    O projeto, de iniciativa do Poder Legislativo estadual, pretende pensar o futuro do Brasil a partir dos cenários e implicações sociais, políticas e econômicas do Rio Grande do Norte e será retomado ainda neste semestre. 

    0Comentários

    Felipe Maia debate ativação de leitos pediátricos do Huol com membros do movimento Criança Viva

    Foto: Reprodução

    O deputado federal Felipe Maia recebeu no final da manhã da segunda-feira (22) o coordenador do movimento Criança Viva, médico José Madson Vidal e os representantes do projeto Fabiana Gondim e Fred Alecrim. Na pauta do encontro, a ativação dos leitos da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pediátrica do Hospital Universitário Onofre Lopes (Huol).

     

    No Huol, existem cinco leitos de UTI pediátrica que precisam de profissionais para atender a população. Para o coordenador da bancada federal do RN, o pleito merece toda a atenção e empenho da classe política potiguar: "Acompanho o trabalho do médico Madson Vidal e sei das dificuldades encontradas no setor. Somente no Rio Grande do Norte, existe um déficit de 200 leitos de UTI pediátrica", comentou Maia.              

    0Comentários

    CMN homenageia personalidades com cidadania natalense

    Foto: Reprodução

    A manhã da última sexta-feira (19) foi de homenagens na Câmara Municipal de Natal. Por iniciativa do vereador Aquino Neto (PEN), foi concedida a cidadania natalense para as seguintes personalidades: Francisco Vagner Gutemberg, Wellington Alves Pinto, Rosa Ramos Regis e Glauce Pontes Moura. As galerias da Casa ficaram lotadas com a presença de autoridades civis e militares, além de familiares e amigos dos homenageados.

     

    "Entre as demandas do legislativo, está o dever de reverenciar as pessoas que fazem a diferença na sociedade. Os novos cidadãos natalenses possuem relevantes serviços prestado à capital potiguar na educação, cultura, direito e gestão pública. Dito isso, a Câmara Municipal cumpre o seu papel ao fazer justiça com quem muito fez pela população", destacou o vereador Aquino Neto.

     

    O especialista em gestão pública Francisco Vagner Gutemberg disse que desde 1994 mora em Natal e que já construiu uma forte identificação com a cidade. Já o coronel da PM Wellington Alves Pinto falou que a homenagem foi surpreendente, sendo difícil conter a emoção.

     

    Rosa Ramos declamou um poema que conta sua trajetória profissional. "Natal faz parte da minha vida, haja vista que aqui conquistei vitórias inesquecíveis e fiz grandes amigos". Por fim, a pernambucana Glauce Moura destacou seu amor pela cidade adotiva. "Moro em Natal há 30 anos e desde que cheguei que me sinto natalense. Considero o melhor lugar do mundo para viver. Muito obrigada pelo carinho". 

    0Comentários

    Amaro entrega a Temer documento com reivindicações do Rio Grande do Norte

    Foto: Reprodução

    O presidente do Sistema FIERN, Amaro Sales de Araújo, participou nesta terça-feira, 16, no Palácio do Planalto, de audiência com o presidente da república Michel Temer. Seis empresários potiguares, atendendo a convite do presidente da Federação das Indústrias, acompanharam a audiência: Pedro Terceiro de Melo (representando a Diretoria do Sistema FIERN), Thiago Gadelha Simas (representando os exportadores), Sérgio Azevedo (membro da ABEEOLICA e representante dos empreendedores de energias renováveis do RN), José Zélito Nunes (representante escolhido pelos Sindicatos da Região Oeste), Pedro Alcântara de Lima (empresário do RN com atuação nacional, líder do segmento industrial de alimentos) e Flávio Rocha (empresário do RN com atuação nacional, líder do segmento de confecções).

     

    Na ocasião, Amaro Sales entregou ao presidente da república documento com reivindicações em áreas estratégicas e que são consideradas fundamentais para o desenvolvimento do estado. “O Rio Grande do Norte dispõe de potencialidades que podem ajudar ainda mais ao Brasil neste esforço conjunto de superação e de novas perspectivas para o futuro”, pontua o documento em sua introdução. Em seguida, elenca cinco grandes projetos estruturantes para o Rio Grande do Norte: continuidade das obras de transposição do rio São Francisco, que beneficiam o RN ; duplicação da BR 304; construção de novas linhas de transmissão de energia eólica; apoio às exportações; e nova postura da Petrobras para com o estado, que reduziu drasticamente os investimentos no estado.

    0Comentários

    Mineiro diz que é preciso a união dos Poderes para enfrentar a crise fiscal do Estado

    Foto: João Gilberto

    A recomendação do Ministério Público (MPE) ao Governo do Estado para adequação à Lei de Responsabilidade Fiscal foi tema do pronunciamento do deputado estadual Fernando Mineiro (PT) na sessão plenária desta quinta-feira (18). O parlamentar destacou que entre as medidas sugeridas estão a redução, em pelos menos 20%, das despesas com cargos em comissão, a exoneração de servidores não estáveis e a exoneração de servidores estáveis, ocupantes de atividades funcionais.

     

    “É previsível que o senso comum culpabilize os servidores do Estado, mas é preciso enfrentar a chamada crise fiscal sem criar uma situação de terror entre servidores. Eles não são responsáveis pela situação do Rio Grande do Norte”, disse Mineiro.

     

    O deputado lembrou que desde o ano passado ele defende uma ação articulada entre os Poderes, órgãos públicos e a sociedade para que se chegue a uma solução. “Não adianta responsabilizar apenas o Poder Executivo, assim não vamos avançar. O Legislativo também deve tomar medidas, assim como o Ministério Público e Tribunal de Justiça”, reforçou o parlamentar.

     

    Fernando Mineiro sugeriu que o Governo tome medidas para que não seja necessário o afastamento e a exoneração de servidores estáveis.

    0Comentários

    Caern suspende abastecimento por sete dias para concluir Estação de Tratamento de Água em Parelhas

    Foto: Reprodução

    A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) executa, nesta segunda-feira (22), os trabalhos finais da ampliação e melhoria da Estação de Tratamento de Águas (ETA) de Parelhas. A nova estrutura é composta por filtros de maior capacidade, além de outros equipamentos que também compõem a Estação. O investimento feito com recursos próprios é de aproximadamente R$ 200 mil.

     

    Para que a nova estrutura da ETA entre em funcionamento, a Caern precisará suspender por sete dias, a partir do dia 22, o fornecimento de água da cidade de Parelhas. A companhia orienta que as pessoas reservem água para minimizar os problemas causados com o desabastecimento. Vale ressaltar que, com a ampliação, a Caern aumentará a capacidade de tratamento da água que chega na ETA por meio da Adutora do Boqueirão.

    0Comentários

    População aprova Governo Robinson

    Foto: Reprodução

    A aprovação do Governo Robinson Faria tem crescido, como sinal de que a população está satisfeita com a conduta do governador em meio à crise na segurança pública, provocada por reações dos criminosos a medidas de endurecimento contra a criminalidade. Pesquisa realizada pelo Instituto Consult, encomendada pelo Blog do BG e pela rádio 98 FM mostrou o crescimento da aprovação do governo em Natal, que chega 44,8%, contra 33% de desaprovação.

     

    É alta, também, a aprovação da iniciativa do governador Robinson Faria de enfrentar a violência. A decisão de instalar bloqueadores nos presídios, mesmo diante de retaliações, é aplaudida pela população. Foi o que indicou outra pesquisa do instituto Seta, feita em parceria com o portal de notícias Agora RN, divulgada na mesma data. O instituto apurou que 95% dos entrevistados apoiam a determinação do Governador no combate à insegurança. Já a pesquisa Consult apontou aprovação de 90,2% à iniciativa do governador de trazer ao Rio Grande do Norte as Forças Armadas para reforçar as medidas de enfrentamento à violência.

    0Comentários

    Fest Orquídeas promove exposição a partir da próxima semana no Sams Club

    Foto: Reprodução

    Pequenas, grandes, terrestres, arbustivas, aquáticas, peculiares, comuns, baratas e caras. É nesta lista de contradições que se encontram as flores consideradas as mais belas do mundo, as orquídeas. E, a partir do dia 25 de agosto até o dia 28, os amantes e admiradores da espécie poderão conferir de perto mais uma edição do Fest Orquídeas que monta exposição com várias espécies do Orquidário Flores do Lago, nos Sam’s Club, das 8h às 21h, menos no domingo que é das 9h às 15h.

     

    Mais predominante nas áreas tropicais, as orquídeas são audaciosas e se proliferam em todos os continentes do planeta, exceto, ainda, na Antártida. Elas possuem mais de 50 mil variações de espécies no mundo e necessitam de cuidados diferenciados. Durante o Fest Orquídeas, o visitante, além de observar de perto, adquirir uma e levar para casa, poderá também participar dos cursos gratuitos sobre adubação, cuidados específicos, iluminação, localização ministrados por Gerson Paiva, orquidófilo com anos de experiência.

    0Comentários

    Câmara de Natal acata veto ao Projeto que cria Papelaria Popular

    Foto: Elpídio Jr

    Nesta quinta-feira (18), o plenário da Câmara Municipal de Natal acatou o veto integral do Executivo ao projeto de lei de autoria do vereador Aroldo Alves (PSDB), que autoriza o Município a criar a Papelaria Popular com o objetivo de fornecer material escolar, livros e jogos educativos a preço de custo para os estudantes da rede pública de ensino.

     

    A Comissão de Constituição, Justiça e Redação Final (CCJ) deu parecer favorável ao veto emitido pela Procuradoria Geral do Município (PGM) que alegou vício de iniciativa do Legislativo.

     

    De acordo com a vereadora Eleika Bezerra (PSL), que votou pela manutenção do veto, a prefeitura não tem a responsabilidade de manter uma papelaria. "Trata-se de uma questão de atribuição, apenas. Os governos federal e estadual possuem programas e recursos para prover as escolas públicas de ensino fundamental e médio com livros didáticos e acervos de obras literárias", justificou.

     

    Já a vereadora Amanda Gurgel (PSTU) discordou do veto por não considerá-lo de natureza jurídica, mas política. "A maioria das matérias apresentadas pelos parlamentares a PGM chama de vício de iniciativa. No entanto, o problema é a falta de iniciativa da prefeitura. Claro que sou a favor da Papelaria Popular, porque acredito que os estudantes de famílias carentes tem direito de adquirir material escolar novo". 

    0Comentários

    Fest Bossa & Jazz anuncia semifinalistas do Novos Talentos do RN

    Foto: Reprodução

    Foram classificados na noite de ontem (18), os semifinalistas do edital Novos Talentos do RN. A seleção vem acontecendo desde o dia 11 de agosto dentro das Prévias Fest Bossa & Jazz - Circuito 2016 e, se encerra neste sábado (20). Os escolhidos para disputarem as finais, foram: Frank Lemos, Nino Costa, Caju Jazz e Edmilson Cardoso.

     

    A 1ª Final ocorre hoje (19) no Wesley’s Bar e a 2ª Final no sábado (20), ambas a partir das 21h e entrada é gratuita. Os vencedores, além de tocarem durante 45 minutos no Festival, ganham ajuda de custo no valor de R$ 2 mil, um vídeo promocional (vídeo release) para divulgação online contendo depoimento sobre carreira e com uma música executada no Palco Principal do Fest Bossa & Jazz, sendo um em Natal e outro em Pipa.

     

    O Festival conta com o patrocínio da Cosern – Grupo Neoenergia e Oi através do Governo do Estado do Rio Grande do Norte pela Lei Câmara Cascudo com apoio cultural da Oi Futuro, Cyrela Plano & Plano, SESI Sistema FIERN, Luck Receptivo, parceria do SESC Sistema Fecomércio, Castelo Casado – Iluminações e Estrutura e promoção da Inter TV Cabugi. A realização fica por conta de Juçara Figueiredo Produções, Secretaria de Turismo do Governo do RN, RN Sustentável e Emprotur através do Banco Mundial. 

    0Comentários

    JFRN lança cartilha voltada para jornalistas

    Foto: Reprodução

    A Justiça Federal do Rio Grande do Norte lançou a publicação “A JFRN para Jornalistas”, uma cartilha que aborda todo trabalho do Judiciário Federal potiguar e traz também informações sobre a estrutura do Poder Judiciário.

     

    Esse “guia prático para os jornalistas” oferece ainda um glossário com os termos jurídicos mais comuns e algumas perguntas muito freqüentes. A cartilha ainda traz os trabalhos sociais desenvolvidos pelo Judiciário Federal potiguar e a história de cada uma das Varas.

     

    Esta semana o Diretor do Foro da Seção Judiciária do Rio Grande do Norte, Juiz Federal Marco Bruno Miranda, recebeu a visita do presidente do Sindicato dos Jornalistas do Rio Grande do Norte, Breno Perrucci, que recebeu o exemplar da cartilha.

     

    “Essa é uma publicação da JFRN voltada para os jornalistas buscando aproximar nossa instituição da imprensa e contribuir para disseminação do conhecimento do Judiciário Federal potiguar junto aos jornalistas”, destacou o Diretor do Foro da JFRN. A cartilha será distribuída nas redações dos veículos de comunicação e estará disponível no site da JFRN: www.jfrn.jus.br, no link Imprensa.

    0Comentários

    Prefeitura de Parnamirim e UnP promovem entrega de gabinetes odontológicos

    Foto: Reprodução

    A Prefeitura, através da Secretaria de Saúde, em parceria com a UnP entregará nessa sexta-feira, 19, às 10 horas, no bairro de Santos Reis, 40 gabinetes odontológicos que passarão a integrar a rede de atendimento. Na ocasião, também serão celebrados os oito anos de funcionamento e de prestação de serviços à comunidade do CCPAR/Parnamirim, que nesse período contabiliza 141.581 atendimentos.

     

    Para o secretário de Saúde, Henrique Eduardo Costa, esses gabinetes vão representar um aporte grande no que diz respeito à prevenção em odontologia. "Serão 30 gabinetes para a UnP, 5 para Santos Reis e 5 para o Parque Industrial. Tudo para o bem estar da população que poderá usufruir de um serviço de excelência", disse o secretário.

     

    O Centro Clínico é mantido em parceria com a UnP e tem como missão educar com excelência. Nessa sexta-feira, em função da celebração da data, a Escola de Saúde promoverá diversas ações como atendimentos extras voltados à população sem a marcação prévia

    0Comentários

    Hermano entregará título de cidadão norte-riograndense a Ivan Lira de Carvalho

    Foto: Reprodução

    O deputado estadual Hermano Morais (PMDB) entregará nesta sexta-feira (19) o Título de Cidadão Honorífico de Cidadão Norte-Riograndense ao Juiz Federal Ivan Lira de Carvalho. Na ocasião a entrega de título será feita em Sessão Solene no Plenário Clóvis Motta, Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, a partir das 9h30.

     

    Natural de Alagoa Grande/PB, nascido aos 20 de setembro de 1956, Ivan Lira passou sua infância e adolescência em Cuité/PB. Formou-se no Curso de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) em 1980, com especialização em Direito do Trabalho, Direito Civil e Direito Penal. Concluiu o Mestrado em Direito na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) no ano de 1999, e o Doutorado em Direito, na mesma universidade, em 2006.

     

    Em sua atividade profissional exerceu as funções públicas de Promotor de Justiça Substituto do Rio Grande do Norte (1982), Juiz de Direito do Rio Grande do Norte (1982), Juiz Federal Substituto (1993), lotado na 2ª Vara da Seção Judiciária do Rio Grande do Norte, e Juiz Federal Titular da 5ª Vara da Seção Judiciária do Rio Grande do Norte. Exerceu ainda as funções de Diretor do Foro da Seção Judiciária do Rio Grande do Norte, Juiz do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte e Desembargador Federal Convocado do Tribunal Regional Federal da 5ª Região, integrando também diversas comissões especiais para avaliação em concursos públicos.

     

    Sua formação acadêmica, somada a sua dedicação e desejo de transmitir conhecimentos, lhe levaram à condição de professor. Merece destaque suas contribuições como docente de disciplinas jurídicas, tanto de graduação como de pós-graduação, em instituições de ensino do Rio Grande do Norte, como UNIPEC, UFRN, CEAJUR, dentre outros.